Servidores da saúde do Estado aprovam greve para o dia 5 de fevereiro

O movimento começará com ato unificado na Governadoria

Servidores da saúde decidem por paralisação

Os servidores estaduais da saúde do Rio Grande do Norte aprovaram na manhã desta quinta-feira (24), greve da categoria para o dia 5 de fevereiro, a proposta foi votada por ampla maioria em assembleia geral no auditório do Sinpol. O início da greve vai coincidir com um ato unificado, com todos os servidores públicos do estado, em frente à Governadoria, ás 9h da manhã.

A greve é fruto dos constantes ataques que os servidores estaduais vêm sofrendo nos últimos anos. O parcelamento dos salários de janeiro gerou muita revolta dos servidores da saúde que estão com os salários de dezembro e o 13º de 2018 ainda atrasados. “Os servidores e aposentados da saúde estão endividados, sem dinheiro até para ir trabalhar”, disse uma servidora.

Além disso, a governadora Fátima Bezerra (PT), publicou no último dia (21), um decreto suspendendo o pagamento e o gozo da licença-prêmio, direito garantido por lei a todos os servidores. O decreto foi revogado pelo governo após reunião com o Fórum dos servidores, nesta quarta-feira (23), que não aceitou a medida.

A saúde é a primeira categoria a iniciar uma greve por tempo indeterminado no novo Governo. “Atacou nossos direitos, vamos para as lutas!”, enfatiza Manoel Egídio, coordenador-geral do Sindsaúde-RN

SAIBA COMO FOI A REUNIÃO DO FÓRUM COM O GOVERNO
O Fórum dos Servidores se reuniu nesta quarta-feira, (23) com o Comitê de Negociações do Governo, a reunião marcada para às 14h, só teve início mais de duas horas depois, e das onze propostas apresentadas, a única pauta aceita para a discussão foi o decreto que suspendia o pagamento e o gozo da licença-prêmio.

Segue as propostas apresentadas:

  1. Exigir do governo a apresentação de um calendário de pagamento dos salários atrasados sem parcelamento;
  2. Pressionar por uma resposta e agilidade quanto ao empréstimo do governo junto ao Banco do Brasil;
  3. Exigir que o governo faça inversão dos cargos comissionados em que 70% sejam servidores de carreira e 30% comissionados externos;
  4. Lutar pela revogação imediata do Decreto de Suspensão das Licenças Prêmios;
  5. Reivindicar a compensação das sobras do judiciário e do legislativo;
  6. Reivindicar que o governo adote o regime de caixa para pagamento do imposto de renda;
  7. Exigir do governo uma folha suplementar para os 500 servidores que ainda não receberam o salário de janeiro;
  8. Posicionamento contrário a qualquer negociação do governo com categoria isolada do Fórum dos Servidores;
  9. Indicativo de Ato Protesto no dia 05/02/2019 caso o governo não apresente calendário para pagamento dos salários atrasados.
  10. Lutar pelo pagamento em dia dos salários.
  11. Cobrança da dívida ativa do Estado por meio de força tarefa com todos os poderes e aumento da arrecadação.

Fonte: Sindsaúde rn