Semana temática celebra heróis da Enfermagem do Hospital Universitário

Entre 12 e 21 de maio, aconteceu a Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à rede hospitalar Ebserh. A programação deste ano envolveu mais de 300 profissionais de forma presencial e superou 1.500 visualizações nas transmissões on-line, incluindo agenda científica e homenagens.

A abertura oficial agraciou a profissional Maira Marta Ezequiel pelos seus 51 anos de serviços prestados à saúde pública atuando no HUOL, além de prestar homenagem póstuma a Evandro Carlos Campos, vitimado pela covid-19 no exercício do dever. A emotividade da solenidade ainda guardou surpresa para as mamães da enfermagem, foco de vídeo exibido com mensagens dos filhos das colaboradoras. A programação contou com palestras, mesa-redonda, mostra científica e homenagem aos profissionais da linha de frente no combate à covid-19.

As atividades virtuais tiveram como tema central O trabalho em enfermagem no contexto de crise, contexto que para a chefe da Divisão de Enfermagem do HUOL, Neuma de Oliveira Medeiros, “abrange inúmeros significados, como luta, perseverança, superação, conhecimento, aprendizagem, oportunidades, sofrimento, medo, angústias e desafios – tudo isso nos leva a refletir sobre o protagonismo da enfermagem e nossa liderança nos espaços de enfrentamento da atual pandemia”, explicou a gestora.