Sedec representa o RN em Fórum de Investimentos Brasil 2021

O secretário de desenvolvimento econômico, Jaime Calado, participou nesta terça-feira (1) do Fórum de Investimentos Brasil 2021, representando o estado do Rio Grande do Norte. Em nome do Governo do Estado, o secretário apresentou as potencialidades do RN e os incentivos fiscais implementados na gestão da governadora Fátima Bezerra que tornam o estado mais competitivo e propício para a chegada de novos investimentos estrangeiros. 

O secretário destacou a posição estratégica do RN para o transporte de mercadorias, com posição central em relação à América do Norte, Europa, África e Oriente Médio, e o potencial de produção na fruticultura, ferro e siderurgia, mineração, pesca e aquicultura e energias renováveis, entre outros setores.

“Por que investir em energias renováveis no Rio Grande do Norte?” Foi a pergunta do público respondida pelo titular da Sedec. De acordo com o secretário, os índices apontam que o RN possui vantagem natural na geração por matriz solar e eólica por.

“Nossos ventos são os melhores do mundo. Nosso fator de capacidade [para geração em eólica onshore] é de 40% a 45%, enquanto no sul e sudeste é de 23% a 24%; e offshore é 61% o fator de capacidade, o melhor do mundo”, explicou. O potencial solar e os incentivos de 90% a 95% de desconto no ICMS para a indústria de energias renováveis, considerado como segmento estratégico pelo governo, também foram enfatizados.

O Fórum de Investimentos Brasil, ou, em inglês, Brazil Investment Forum (BIF) é considerado o maior fórum de investimentos do Brasil e da América Latina e como plataforma de conexão entre os setores público e privado. O evento foi realizado de forma virtual nesta segunda (31) e terça-feira (1), como espaço para a divulgação de oportunidades de investimentos em setores estratégicos da economia brasileira e de networking entre autoridades públicas e privadas