Secretários do Governo Fátima respondem a Fábio Faria

Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), afirma que a governadora Fátima Bezerra só consegue pagar a folha dos servidores, porque o presidente Jair Bolsonaro transferiu expressivos valores ao Estado para compensar queda nas receitas e para combater a pandemia.

“Hoje, [a governadora] só está conseguindo pagar a folha, só consegue recursos para [enfrentar] a covid, devido a Jair Messias Bolsonaro, que é quem ela mais odeia e sobre quem ela mais fala mal”, afirmou. E acrescentou: “Quem está pagando 40% do décimo [terceiro salário antecipado aos servidores estaduais] é Bolsonaro, porque o dinheiro era para covid e ela está usando para folha”.

A Governadora ignorou a crítica, mas coube aos seus secretários de Tributação, Cadu Xavier e de Planejamento, Aldemir Freire responder de forma mais técnica e menos política.

Segue as declarações na íntegra pelas rede sociais:

“Quem paga salário de servidor é governo com compromisso! Foi-se o tempo que o fundo previdenciário foi sacado, mais de 750 mi de recursos da repatriação entraram nas contas do RN, o estado batia recorde de arrecadação de ICMS, e os atrasos se acumulavam…Bom domingo a todos!” Cadu Xavier

Quem tem hábito de desviar recursos da saúde p pagamento de salários vem agora fazer essa acusação contra a gente. Saiba q todo recurso q ATUAL governo recebeu p aplicar na saúde está sendo investido lá. Estamos inclusive aplicando 12,54% de recursos próprios, + q o mínimo legal.Entre o final de 2017 e início de 2018 o governador do Estado do RN recebeu cerca de R$ 400 milhões p a saúde. Utilizou p pagamento de salários e deixou de aplicar o mínimo constitucional de 12% na área (ficou um tombo de cerca de R$ 135 milhões).Aldemir Freire