RN participa do projeto Destinos Brasileiros, com destaque para turismo religioso em Santa Cruz

Foto: reprodução

O projeto nacional Destinos Brasileiros, uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, produziu uma série sobre os pontos turísticos do país com acesso livre e gratuito pela internet. O Rio Grande do Norte teve um espaço especial dedicado a mostrar um pouco da cultura, religiosidade, culinária e belezas potiguares.

Um pouco do Rio Grande do Norte será mostrado em episódios gravados nas cidades de Natal, Mossoró, Santa Cruz e Serra de São Bento, tendo a contextualização do guia de turismo nacional, Josailton Fontes. 

Nesse passeio virtual, o público irá conhecer um pouco da história da Praia da Redinha e seu famoso prato ginga com tapioca, que desde 2019 é considerado patrimônio imaterial do RN, assim como a religiosidade do povo potiguar e sua relação de fé com a padroeira de Natal, Nossa Senhora do Rosário, encontrada nas margens do Rio Potengi. 

No episódio gravado em Santa Cruz, município distante 102km de Natal, o turista visitará a imagem de Santa Rita de Cássia, considerada uma das maiores do mundo com seus 53 metros. Uma das curiosidades do local é um sino posicionado nas costas da construção, que segundo conta a história é uma referência aos sinos que tocaram na cidade italiana de Cássia, no momento do falecimento de Santa Rita, datado em 22 de maio de 1457.

Os aspectos econômicos também figuram na série com histórias sobre a rota comercial realizada pelas ruas do bairro da Ribeira, em Natal, e o comércio de sal em terras mossoroenses. Ainda em Mossoró, cidade distante 281km da capital Natal, o guia relata os grandes feitos históricos ocorridos no município, como a de ter sido a primeira cidade a libertar os escravos no Brasil, sem falar em ser famosa por ter expulsado o bando do cangaceiro Lampião (1927).  Todos os episódios do Rio Grande do Norte podem ser conferidos no Youtube do Sesc RN.

Com informações da Tribuna do Norte