Regularização das salinas artesanais do RN é discutida em reunião

Diretoria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema se reuniu, na manhã desta terça-feira (02), com representantes da Prefeitura de Grossos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e com o deputado Souza para discutir a regularização ambiental das salinas artesanais que estão instaladas no município de Grossos, região Oeste do Estado, há mais de um século.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o licenciamento de pequenas salineiras na região Oeste potiguar é uma discussão feita em parceria. “Atualmente, existe um convênio entre a UFERSA e a FAPERN para tratar esta temática, e hoje estamos reunidos para alinhar com as instituições parceiras para a viabilização desse processo, que será mais um avanço para o Rio Grande do Norte”, disse.

De acordo com o assessor-técnico do Instituto Ambiental, Jozivan do Nascimento, com o licenciamento ambiental, os pequenos salineiros terão acesso ao crédito nas instituições bancárias e poderão potencializar seus investimentos nessa produção. “Além de fortalecer a atividade artesanal, cujos tipos de clientes para esse produto, também é aquele que exige uma regularidade e sustentabilidade ambiental. É ter valor agregado ao produto. Isso é fundamental para desenvolver a cultura de valorização da produção do sal”, comentou.

Durante a reunião, a equipe da UFERSA apresentou, brevemente, o projeto para a regularização, abordando os principais desafios que enfrentam os salineiros artesanais, como custos para elaboração dos projetos técnicos.

“Levantar essa discussão hoje é de grande importância para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. Um momento que nós temos para dar a essas pessoas a oportunidade de exercerem suas atividades com tranquilidade e valorização”, afirmou o deputado Souza.

Também estiveram presentes na reunião, representantes do Licenciamento Ambiental (CMA-SLCA), Núcleo de Aquicultura e Salinas (NAS), Apoio ao Gabinete e Secretaria Executiva do Idema.