Prefeita Rosalba assina contrato com hospital para 10 novos leitos de UTI em Mossoró

Mossoró tem mais 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) garantidos para a população da região Oeste. Nesta segunda-feira (10), a prefeita Rosalba Ciarlini assinou o contrato para a execução dos leitos recém-adquiridos para o Hospital São Luiz. A assinatura faz parte do processo de oficialização do contrato dos leitos, que já estão em pleno funcionamento.

Com a assinatura do contrato, Mossoró passa a contar 93 leitos adulto e infantil na cidade. A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) teve um papel decisivo na elaboração e aprovação do credenciamento dos leitos do HSL junto ao Ministério da Saúde.

Rosalba Ciarlini comemorou esse passo dado ao processo e falou sobre a importância que o Município teve nele.

“A Prefeitura de Mossoró está contratando esses leitos somente agora porque precisava ser reconhecido pelo Ministério da Saúde e esse é um processo que realmente contou com nosso apoio, nosso interesse, que nós fomos atrás. O processo de credenciamento passou pelo Conselho Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde até chegar ao Ministério da Saúde. Hoje mesmo, já começamos a receber pacientes no Hospital São Luiz”, afirmou a prefeita.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, relembra o emprenho da Secretaria para conquistar o credenciamento dos leitos. “Quando eu cheguei à Secretaria de Saúde, fiz uma visita ao São Luiz, falei à proprietária do interesse do Município pelo credenciamento. Reorganizamos esse processo e conseguimos passar na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em Natal e mandamos para Brasília. Batemos muitas portas para ajudar nessa habilitação dos leitos.”

 A prefeita ainda explicou que está indo a Brasília e vai aproveitar a oportunidade para reforçar com o ministro da Saúde a necessidade de mais recursos ao Município. Rosalba disse que Mossoró é solidária com outras cidades nos atendimentos de saúde, mas que não pode ser penalizada por isso.

“Estou indo a Brasília e uma das visitas que quero fazer é ao ministro da Saúde, estou esperando só a confirmação. Quero reforçar a necessidade de termos recursos extras para Mossoró visando melhorar nosso atendimento de saúde à população. Mossoró assume muitas coisas que não é sua obrigação, atende milhares de usuários de outras cidades. Em Mossoró, não são apenas os 300 mil habitantes que procuram o SUS; são pessoas de toda uma região que aqui chegam e procuram nossos serviços de saúde”, explicou Rosalba.

O Ministério da Saúde, por meio da Prefeitura de Mossoró, está investindo anualmente R$ 1.397.862,48 para funcionamento dos 10 leitos de UTI do Hospital São Luiz. Mensalmente, os valores investidos chegam a R$ 116 mil. A diretora administrativa do Hospital São Luiz, Luzia Marilaque, reconheceu a luta da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, para credenciamento do hospital ao Ministério da Saúde.

De Fato.com