PGE-RN participa de evento sobre os impactos dos parques eólicos no nordeste

O Procurador Chefe da Procuradoria do Patrimônio e da Defesa Ambiental da PGE-RN, José Marcelo Costa participou nesta sexta-feira (18/06), do debate online com o tema: “Licenciamento Ambiental de Parques Eólicos no Nordeste Brasileiro: Impactos e Perspectivas”. O evento foi realizado pelo Instituto de Direito Administrativo Seabra Fagundes em seu canal do YouTube.

A Região Nordeste despontou como o epicentro de produção de energia elétrica a partir de uma das mais importantes fontes renováveis: a matriz eólica. Com inúmeros parques implantados ou em estágio de implantação, o licenciamento ambiental e as medidas de mitigação ou compensação tornaram-se pauta recorrente nos órgãos ambientais competentes. Apesar de a “força dos ventos” indicarem avanços e conquistas sociais e econômicas para a população nordestina, não se pode desconsiderar os eventuais aspectos negativos merecedores de compatibilização no processo de obtenção de soluções sustentáveis.

O evento debateu um tema de alta relevância a favor da efetivação do princípio do desenvolvimento sustentável, que é o licenciamento ambiental de parques eólicos no Nordeste Brasileiro.