Neoenergia oferece oportunidades no exterior para colaboradores por meio de programas internacionais

Fotos: Cosern/Divulgação 

Uma experiência no exterior pode ser transformadora para a carreira e para a vida de qualquer profissional. Com este pensamento, a Neoenergia disponibiliza aos seus colaboradores oportunidades internacionais de trabalho nas empresas do Grupo Iberdrola, como Europa e Estados Unidos. As iniciativas podem ser programas de longa duração, apresentações em eventos ou até projetos independentes, que necessitem de brasileiros envolvidos. Os perfis e cargos também variam, todos podem concorrer às vagas desde que tenham bom desempenho e destaque nos processos seletivos internos. 

Ter o desejo de uma experiência internacional é o primeiro passo. Guilherme Barbosa, que atua na Comunicação Externa há cinco anos, sempre demonstrou essa vontade e esteve de olho nas oportunidades. Em 2019, ao saber de uma demanda da Iberdrola para um projeto na Espanha, voltado para a Comunicação Digital e no qual era preciso um nativo da Língua Portuguesa, logo se inscreveu. Depois da aprovação no processo de seleção, passou um mês em Madri, onde desenvolveu novas habilidades na área, conheceu pessoas e entendeu melhor como a matriz atuava. 

Compreendi de forma clara como a Iberdrola estrutura seus processos, como trabalham e, ao retornar, trouxe esses aprendizados para o dia a dia no Brasil também”, conta Barbosa. 

A experiência foi tão positiva, que Guilherme se inscreveu novamente. Desta vez para um programa focado em jovens executivos que levará colaboradores de todas as empresas do Grupo para Madri ainda este ano. Depois de uma longa seleção, embarcará entre outubro e dezembro para um período que pode chegar a três anos. “Desde quando iniciei minha carreira tive esse plano de, eventualmente, buscar uma oportunidade fora do país. Minha vontade é pela experiencia de estar em contato com outras culturas, outras formas de trabalho e, também, de me desenvolver como profissional. Depois da minha primeira ida, eu estava muito animado e logo vi essa outra chance, bem em linha com o meu trabalho atualmente”, conclui. 

Dentre os auxílios prestados, está a garantia de uma vaga ao retornar ao seu país de origem, após o fim do programa. “A Neoenergia tem esse perfil de promover uma vivência internacional e desenvolver essa visão global nos colaboradores, o que só agrega para o Grupo. Eu sempre vi como um valor muito grande na empresa e acreditava que um dia poderia realizar esse desejo”, ressalta. 

Há quatro anos na empresa, Pedro Castro, da área de Experiência do Cliente, também conquistou duas oportunidades no exterior. A primeira, recomendado pelo seu gestor, participou de um fórum entre países do Grupo, com apresentações e discussões sobre como a Neoenergia e cada companhia do Grupo inovam na sua atuação. Em 2019, após uma longa seleção, fez parte de um projeto entre quatro países: Brasil, Estados Unidos, Escócia e Espanha, para buscar soluções inovadoras na sua área. Ao longo de quatro meses, passou uma semana de cada mês entre Escócia e Espanha, para trabalhar o tema. Posteriormente, finalizou o projeto de forma remota até o fim do ano com troca constante entre as diferentes nacionalidades. 

Eu sempre me mostrei muito aberto às experiências internacionais e agregou muito conhecer as particularidades de cada país, o setor de distribuição em cada lugar, entender os desafios que são bem diferentes entre as localidades. Ter essa visão ampla do negócio foi muito importante para a minha carreira”, explica. 

Um destaque bastante mencionado entre os colaboradores é a possibilidade de uma troca entre diferentes culturas, que trouxe benefícios nos âmbitos profissional e pessoal. “A rede de contatos que construí ao longo da minha vivência no exterior se mantém até hoje. Sempre busco consultá-los quando temos novos desafios aqui, para que possamos aplicar as melhores práticas a partir dos aprendizados já descobertos por eles”, destaca Pedro. 

Para a Neoenergia, o intercâmbio é uma forma de desenvolver seus colaboradores, bem como trazer soluções de outros países para a companhia. Estar por dentro de como cada país atua em determinadas ações permite à empresa ter uma visão global. 

A experiência internacional agrega muito na forma como trabalhamos e na maneira como o colaborador enxerga cada situação. Somos um grupo multinacional e buscamos trazer a expertise de cada país para o nosso dia a dia, o que só tem a contribuir em nossos processos. Ao ser selecionado, o colaborador se sente valorizado e desempenha seu papel com ainda mais motivação e vontade por reconhecer a oportunidade recebida”, relata Régia Barbosa, superintendente de desenvolvimento organizacional da Neoenergia. 

Reconhecimento interno 

A oportunidade de ampliar conhecimentos, interagir com diversas áreas do Grupo Iberdrola, vivenciar uma experiência internacional, trocar experiências e ampliar a rede de contatos, são outros pontos relevantes, como destaca o diretor de Hidráulica Renováveis, Marcelo Lopes. Com vasto conhecimento em Termoelétrica, foi selecionado para iniciar um projeto do zero em Portugal para a construção de três hidrelétricas, próximo à cidade do Porto. Após quatro anos e meio, a oportunidade de voltar ao Brasil e atuar neste segmento surgiu de forma única. 

Acredito que o fato de ter aceitado viver esse desafio em um projeto de geração hídrica, foi fundamental para ter sido escolhido para esta oportunidade na área. O período agregou muito para mim e abriu portas, trazendo novas possibilidades para a minha carreira”, conta Marcelo. 

O executivo, que está há 20 anos no Grupo, reconhece o suporte oferecido durante o período de mudança e adaptação. “Fui com a família, incluindo minhas duas filhas, que na época eram muito pequenas, e todo o apoio recebido foi essencial para que eu pudesse dar esse passo e iniciar a nova vida em outro país. Além do desenvolvimento profissional, todos tiveram um crescimento pessoal e cultural muito significativo nesse período. A fusão de culturas, visitar países vizinhos e possibilitar minhas filhas a estudarem em uma escola internacional nos trouxe benefícios incomparáveis”, relembra. “Hoje em dia elas se adaptam facilmente em vários lugares, são fluentes em inglês e temos amigos para a vida toda em Portugal. Recomendo essa experiência para todos que tiverem a chance”, completa. 

A Neoenergia estimula o intercâmbio entre as empresas e disponibiliza em seu canal interno diversas oportunidades. Todos os programas e projetos garantem os auxílios necessários para a transição de país, bem como apoio para conhecer o local, as indicações de escola (no caso de filhos), moradia etc. A duração do período varia de acordo com cada programa ou projeto e a participação de um processo seletivo não inviabiliza a inscrição de outros. Durante a pandemia, causada pelo novo Coronavírus, as empresas do Grupo mantêm todos os cuidados necessários para que os colaboradores sigam em segurança.