Natal tem 108 pontos sujeitos a alagamentos, aponta o MPRN

Promotora do Meio Ambiente, Gilka da Mata: “Todos os anos é a mesma coisa”

As recentes chuvas que fizeram vítimas e desabrigados na região metropolitana de Belo Horizonte acenderam a luz vermelha em Natal, já que, desde 2010, o Plano Diretor de Drenagem da cidade mapeou 108 pontos sujeitos a inundações e alagamentos.

Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Zona Sul tem 43 pontos de alagamento, liderando as estatísticas. A Zona Norte vem em seguida, com 32 pontos. A Zona Leste tem 20 e a Zona Oeste, 13.

Nesta quinta-feira (30), a promotora de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata, estimou em R$ 63 milhões os investimentos necessários para a que a Prefeitura do Natal resolva os problemas nas áreas mais vulneráveis a alagamentos na Capital.

Entre os casos de maior gravidade estão o Planalto, na Zona Oeste, onde praticamente todo o bairro é vulnerável às chuvas mais intensas; Neópolis, na Zona Sul, onde o trecho da avenida Ayrton Senna com a avenida das Alagoas tem alagamentos constantes; Petrópolis, na Zona Leste, e trechos do bairro de Pajuçara, na Zona Norte da cidade.

Além disso, outra preocupação da promotora pública é com relação à manutenção das lagoas de captação de águas pluviais da cidade. Segundo Gilka, todas as 59 lagoas precisam de serviços de manutenção e limpeza. Algumas de readequação.

Do total de reservatórios, há 21 que são consideradas em situação crítica pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente. A situação é preocupante.

“Todos os anos é a mesma coisa, entra gestor e sai gestor. Antes do período chuvoso, temos que solicitar na Justiça a limpeza e manutenção básica das lagoas por parte da prefeitura e temos também que buscar soluções para casos mais graves que atingem a saúde e deixam em risco a população”, afirma Gilka da Mata.

Para este ano de 2020, a Justiça já determinou que, até o próximo 19 de março, o Município se manifeste sobre o pedido do Ministério Público para ampliar a capacidade e adequar as 21 lagoas classificadas como mais críticas.

Entre as lagoas de drenagem de águas pluviais em situação de risco, as que demandam maior cuidado estão as da Cidade da Esperança; a Lagoa do Santarém ou Nova República; a Lagoa do Pirangi II e Lagoa da Cidade da Esperança. Tem também a Lagoa do Salinas (Candelária, Zona Sul); do Alagamar (Ponta Negra); Soledade (Zona Norte); Capim Macio III na altura da rua Industrial João Mota; Lagoa de São Conrado; Lagoa do Capim Macio V, na altura da rua João Rodrigues da Silva e Lagoa do Gramorezinho ou Sapo (rua Guararema, Lagoa Azul).

Agora RN