Natal: Hospital Santa Catarina inaugura leitos Covid semi-intensivos obstétricos

Diante do atual cenário epidemiológico da Covid-19 no Rio Grande do Norte e dando continuidade ao plano de contingência estadual de combate à pandemia, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inaugurou, hoje (19) às 11 horas, quatro leitos na Unidade Semi-Intensiva Obstétrica do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina), localizado em Natal, destinados especificamente para gestantes e puérperas diagnosticadas e agravadas com a Covid-19.

Atualmente, o Hospital Dr. José Pedro Bezerra conta com 19 leitos clínicos Covid para gestantes, 5 leitos de UTI neonatal Covid e, agora, contará com mais 4 leitos na Unidade de Terapia Semi-Intensiva. Entre setembro de 2020 a março de 2021, foram atendidas 2.413 gestantes Covid de alto risco.

A abertura dos novos leitos é extremamente importante para o tratamento imediato da doença tanto na mãe quanto no recém-nascido, porque as sequelas podem ser devastadoras ou irreversíveis. “Temos a consciência de que essa é a semente da tão sonhada UTI materna do Hospital Santa Catarina, referência em alto risco gestacional”, afirmou Aline Bezerra, diretora geral do Dr. José Pedro Bezerra.

Além dos 4 leitos Covid na unidade semi-intensiva obstétrica, há perspectiva de ampliação da UTI da unidade hospitalar. Após a pandemia, os leitos poderão ser revertidos para outras patologias e disponibilizados para o tratamento de gestantes e puérperas, ficando um legado para a população norte-rio-grandense. Inicialmente, esse serviço contará com um médico intensivista, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem.

“Essa medida contribui para o fortalecimento da assistência e apoio diagnóstico do complexo obstétrico do Hospital Santa Catarina, assim como para a população da área de abrangência da unidade hospitalar estará acobertada com esse serviço assegurado”, explicou Aline.

O Hospital Dr. José Pedro Bezerra presta assistência direta para a população de alguns bairros da Zona Norte de Natal e dos municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz e região de João Câmara.