Natal é destaque nacional em ranking de transparência sobre ações contra a Covid-19

Foto; Alex Régis

Não é só no combate e prevenção à Covid-19 que Natal está atingindo bons resultados. Em termos de transparência nas ações e na aplicação de recursos para enfrentar a pandemia, a cidade potiguar também está tendo desempenho destacado, a ponto de ter ficado em terceiro lugar entre as capitais brasileiras e ser a primeira da região Nordeste no ranking elaborado pelo organismo internacional Open Knowledge Brasil (OKBR). 

De acordo com o levantamento, Natal atendeu às recomendações da entidade, promoveu importantes melhorias na divulgação de suas ações e subiu mais de 30 pontos no ranking, passando a integrar o grupo de governos com nível “Bom” de transparência. O último boletim coletou dados entre os dias 14 e 15 de julho e foi divulgado na última sexta-feira (17).

Dentre os procedimentos implementados pela Prefeitura de Natal para dar mais transparência às suas ações durante a pandemia, estão a elaboração de cartilha com orientações sobre a tomada de decisões no enfrentamento do coronavírus, divulgada para os gestores de todas as secretarias municipais; a uniformização e deflagração de processos licitatórios para a contratação de serviços, bem como a alimentação constante do portal da transparência municipal.