Médico caicoense fará cirurgia inédita no RN

Uma cirurgia  inédita no Rio Grande do Norte será  realizada na próxima terça-feira, 29. Trata-se de uma subcondroplastia de joelho do RN. A técnica é minimamente invasiva e visa tratar alguns casos selecionados de artrose que não responderam ao tratamento conservador com fisioterapia, medicamentos, infiltrações, etc.

A equipe médica é formada pelo médico ortopedista caicoense, Dr. Tasso Alacon (cirurgião), Dr. Gustavo Pezzi (1º auxiliar) e Dr. Pedro Anísio (anestesista). O material da cirurgia vem de São Paulo e será fornecido pela empresa PE implantes. O procedimento vai acontecer na Policlínica da Liga. “A paciente é de Assu/RN, mãe de uma colega médico, comentou Dr. Tasso.

Segundo Dr. Tasso, antes do advento da subcondroplastia esses pacientes eram submetidos à prótese de joelho, um procedimento bastante eficaz, porém uma cirurgia de grande porte, com necessidade de internamento de pelo menos três dias, grande perda de sangue, algumas vezes com necessidade de hemotransfusões e um índice maior de complicações.

“O paciente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento, sai do hospital andando, com pouca ou nenhuma dor, sem necessidade de transfusões”, explicou.

A subcondroplastia surgiu nos EUA, e começou a ser realizada no Brasil há 4 anos, sendo hoje muito difundida nos serviços de ponta de ortopedia no Sudeste.

Blog Glaucia Lima