Litoral potiguar segue com uma praia imprópria para banho

Foto: Tito Garcez

O litoral do Rio Grande do Norte, entre Nísia Floresta e Extremoz, possui apenas um ponto impróprio para banho. Segundo o boletim de balneabilidade, apenas a Praia Foz do Rio Pirangi, entre Nísia Floresta e Parnamirim, deve ser evitado pelos banhistas. O ponto está imprópria desde o dia 12 de setembro.

No entanto, o relatório recomenda ainda que a população evite o banho em praias com incidência de petróleo na areia ou na água.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), fazendo parte do Programa Água Azul.

Foram coletadas, analisadas e classificadas amostras de água em 33 pontos nas praias potiguares, distribuídas na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de classificar e informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas para o banho.

A classificação leva em conta, principalmente, a quantidade de coliformes fecais encontrados nas águas, como estabelecido na resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Portal no ar