Lançada oficialmente: 26ª FIART acontece no mês de junho com nova formatação

Lançamento da FIART – Foto Canindé Soares

O melhor do artesanato e da cultura potiguar chega até você, ao alcance das suas mãos, no próximo mês.  A Feira Internacional de Artesanato – FIART realiza sua 26ª edição de 04 a 06 de junho, em formato digital, devido a pandemia da COVID-19. Toda a programação do evento será disponibilizada, de forma inédita, em plataformas digitais (site, redes sociais e streaming) conectadas e acessíveis para todos.

Live de lançamento realizada na quinta-feira pelo YouTube (www.youtube.com/watch?v=rDE8djP8V9U), apresentada por Priscilla Freire, teve show da Deusa do ForróSamara AlvesJúnior Santos, participação do cordelista Leidson Félix (Capitão Jack). Contou também com a presença e a forte participação virtual de pessoas de várias regiões do Brasil, entre artesãos, amantes da arte e público no geral, totalizando, até o momento, quase 1.400 visualizações.

“Não vamos desanimar diante o cenário. Vamos juntos com os artesãos levantar a cabeça e fazer desta edição algo especial. Enfrentamos muitos obstáculos mediante a grandiosidade desta Feira, mas tivemos sim que nos reinventar. Nós, enquanto SEBRAE, estaremos juntos com os demais, abrindo essa nova era, uma era virtual, para que essa ação seja somada a tudo que já vínhamos fazendo há 25 anos”, comentou João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do SEBRAE.

Importante vitrine da arte e da cultura seja local, estadual, nacional e internacional, o diferencial da FIART está em sua essência de aproximar, valorizar e dar espaço para as manifestações tradicionais, produções artesanais das tribos indígenas, mostra de grupos folclóricos, mostra de cultura popular, entre outros aspectos. Para além dos estandes, a feira é uma grande ferramenta da promoção da brasilidade. É um espaço fértil à propagação da economia criativa.

Neste ano, com a versão online, através do site www.fiart.com.br já disponível, o público vai poder ‘passear’ virtualmente por todos os segmentos, procurar por lojas, apreciar detalhes como valores, tamanhos e, realizar as etapas de compra e venda diretamente com o artesão por meio de um direcionamento via WhatsApp. Neste ambiente virtual, estarão à disposição produtos de 200 artesãos, exclusivamente, do RN. Outra novidade, nos dias de realização da Feira online haverá um Show Room (bordados, fibra, fios e tecidos, couro, madeira, cerâmica, areia colorida, metal e pedras) com estandes instagramáveis e uma Praça Gastronômica (mel, licor, biscoitos, cachaça e castanhas) montados no Espaço Neuma Leão. Nesse local, o público poderá fazer a retirada de produtos (comprados via site) por meio de Drive Thru que será estruturado dentro dos padrões de Bio Prevenção, no decorrer dos três dias da evento.