Lacen/RN ultrapassa a marca de 100 mil exames de RT-PCR para Covid-19

Desde o início da pandemia no país, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/RN) é referência no Rio Grande do Norte no diagnóstico laboratorial de Covid-19. Com agilidade e atendimento em todo o estado, o Lacen ultrapassou a liberação de 100 mil exames para o novo coronavírus, através da metodologia de RT-PCR. Este método é o padrão-ouro para o diagnóstico da doença.

Segundo o diretor administrativo do Lacen, o biomédico Derley Galvão, este número “representa o esforço coletivo entre Governo do Estado, Secretaria de Saúde e Laboratório Central do Estado durante a pandemia para permitir um acesso cada vez maior ao exame, mesmo diante de dificuldades inerentes ao contexto de uma pandemia”.

De acordo com o Derley, todos os investimentos em equipamentos, insumos e contratação de profissionais feitos pelo Governo do Rio Grande do Norte foram decisivos para um número tão expressivo de exames, visto que é uma metodologia mais complexa e onerosa.

O serviço ainda destaca-se pela testagem de todas as pessoas com sintomas e rapidez na liberação do resultado, com média de até 24 horas. “Isto somente é possível graças ao esforço dos servidores do laboratório, os quais desde o início da pandemia trabalham de maneira dedicada e comprometida com a Saúde Pública do Estado. Sem a atuação profissional das pessoas envolvidas, não atingiríamos um número tão expressivo”, ressaltou Magaly Cristina, diretora geral do Lacen.