II Conferência Estadual de Segurança Pública começa nesta quarta(16)

A governadora Fátima Bezerra realizará a abertura oficial da II Conferência Estadual de Segurança Pública do RN, que traz como tema “Cidadania e Participação Popular”. A abertura ocorrerá no dia 16 de setembro, às 19h e, devido à pandemia no novo coronavírus, será virtual, transmitida nos perfis do Governo do RN nas redes sociais Facebook, YouTube e Twitter. O evento contará com a palestra do ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

O objetivo do encontro é ampliar a consulta pública para elaboração da Política e do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESP), sendo assim um dispositivo utilizado pelo Governo do RN como instrumento de democratização para garantir a participação da sociedade na gestão.

A programação se estende aos dias 17 e 18, quando serão realizadas apresentações de trabalhos desenvolvidos pela Comissão Especial responsável pela elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do RN, oficinas temáticas e a plenária final. Serão discutidos temas como políticas sobre drogas, racismo institucional, violência contra as mulheres e LGBTs, repressão qualificada e controle social, sistema penitenciário e integração entre órgãos de segurança.