IDIARN realiza curso de certificação fitossanitária de origem com plataforma digital

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte abriu inscrições nesta segunda-feira (23), para o curso de capacitação destinado a engenheiros agrônomos interessados na habilitação para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC).

A capacitação será realizada de forma online devido a pandemia do novo Coronavírus, entre os dias 08 e 11 de dezembro. O objetivo do curso é atender o protocolo sobre os requisitos fitossanitários para as pragas quarentenárias e de importância econômica para o RN.

O treinamento tem como público alvo, engenheiros agrônomos responsáveis técnicos que pretendem ser habilitados junto ao IDIARN para emissão de CFO e responsáveis técnicos das empresas produtoras de melão na área livre da mosca-das-frutas no RN.

O CFO e o CFOC são documentos oficiais que comprovam a condição fitossanitária da origem de um produto agrícola ou de suas partes com o objetivo de prevenir a disseminação de pragas dentro do estado. O CFO certifica o produto vegetal na unidade produtiva (propriedade rural) e o CFOC certifica na unidade de consolidação (beneficiadora, processadora ou embaladora).

Para realizar a inscrição e solicitar o boleto para pagamento, o participante deverá preencher a ficha anexada no site www.idiarn.rn.gov.br e enviar para o email: max.agrobio@hotmail.com.