Governo do RN investe na modernização do Fisco Estadual

A governadora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, realizou a entrega, na manhã desta terça-feira (06), de 24 novos carros e equipamentos de tecnologia da informação (TI) para a Secretaria de Estado da Tributação (SET-RN). O investimento total de R$ 2,4 milhões, recursos próprios do Tesouro Estadual, visa aperfeiçoar o sistema de tributação do Rio Grande do Norte.

Os novos equipamentos vão proporcionar maior capacidade de processamento e armazenamento de sistemas e da malha fiscal da secretaria. Os veículos, que são locados e do modelo Renault Duster, vão reforçar a frota atual e serão destinados à fiscalização de mercadorias em trânsito. Com esses investimentos, a SET moderniza a estrutura de processamento de dados e operações de fiscalização itinerantes, otimizando, consequentemente, o potencial de arrecadação.

“Os novos equipamentos fortalecem mais o trabalho da tributação no Estado, além de assegurar melhores condições de trabalho, ao mesmo tempo em que valoriza a categoria dos auditores fiscais. Eles são um importante investimento na área de tecnologia para o Fisco Estadual, pois o aumento da arrecadação é essencial para garantir a normalidade do pagamento do funcionalismo público e investimentos em ações sociais para os potiguares”, destacou a governadora.

Durante a entrega, Fátima Bezerra visitou as instalações da secretaria, conheceu os novos equipamentos, passou pela reunião do Conselho de Recursos Fiscais que estava sendo realizada, cumprimentou os membros e desejou aos servidores sabedoria no desempenho do papel relevante e estratégico para o Estado.

O incremento à frota traz melhores condições para os auditores fiscais, que poderão trabalhar com mais qualidade e segurança. Os carros vão reforçar a fiscalização em Natal e nas seis unidades regionais de tributação (URT), instaladas em cidades polo no interior do Estado.

A SET também adquiriu storages, que são equipamentos de tecnologia da informação para armazenar e compartilhar dados. O investimento de R$ 1,7 milhão em 270 terabytes de memória representa um incremento importante na estrutura da secretaria. De acordo com o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, atualmente, o maior banco de dados do Estado é o da secretaria.