Governo adere ao Programa Juventude Empreendedora e abre inscrições para o Credjovem

Para incentivar a geração de renda para os jovens, o Governo do Rio Grande do Norte aderiu ao Programa Nacional da Juventude Empreendedora, na tarde desta quinta-feira (13). O evento também contou com o lançamento de novas inscrições para o Credjovem.

A coordenação do projeto é da secretaria estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), através da Subsecretaria Estadual de Juventude (Sejuv), e a concessão de linha do microcrédito ocorre por meio da Agência de Fomento do RN (AGN).

As iniciativas de incentivo ao empreendedorismo surgem diante da necessidade do fortalecimento de políticas públicas para a juventude. Em diagnóstico realizado pela Sejuv, a ausência de vínculos de trabalho e de estudo da juventude no Rio Grande do norte é em torno de 30%, segundo dados do IBGE. Dentre os jovens que trabalham, a renda é abaixo do salário mínimo, com média fixada em R$ 712, o que eleva o abismo social, agravado na pandemia causada pelo novo coronavírus.

“No processo de luta pelos direitos, na falta de sonhos e perspectivas para nossos jovens é importante pensar e colocar em prática políticas públicas concretas. O objetivo é incentivar a geração de renda com formação e acesso ao crédito. Este projeto chega em um momento crucial nesta pandemia devastadora”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. “Nossa gestão não se distancia dos jovens. Nossa juventude tem pressa. É importante que projetos como estes sejam modelos em termos de protagonismo e cidadania”, acrescentou. 

O primeiro processo aberto para concessão da linha de crédito ocorreu de 17 a 2 de julho e o segundo de 21 de setembro a 9 de outubro do ano passado. A linha de crédito já liberou R$ 164 mil e já conta com mais de 400 jovens empreendedores cadastrados no Projeto. O objetivo é estimular o empreendedorismo, garantindo apoio aos novos negócios protagonizados por jovens.