Governadora inaugura prédio do Anexo Administrativo do Idema

A Governadora Fátima Bezerra inaugurou, na manhã desta quarta-feira (17), o prédio do Anexo Administrativo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, localizado na sede do órgão ambiental, na avenida Alexandrino de Alencar, 1701, bairro Tirol. Antes, o setor funcionava em uma unidade alugada na avenida Nascimento de Castro, também em Natal. Esse investimento em infraestrutura própria gera uma economia anual de R$ 288 mil, visto que o aluguel custava R$ 24 mil/mês.

Além da significativa economia, outro benefício é que todos os setores, coordenadorias e prestadores de serviço funcionarão em um único lugar, integrando serviços e servidores. O objetivo é otimizar as análises dos processos e gerar mais eficiência, mais produtividade e melhorar a comunicação intersetorial.  A unidade do Anexo Administrativo abriga 17 setores e sala de reuniões, o que totaliza, aproximadamente, 180 pessoas trabalhando.

“Essa obra aqui não é uma obra qualquer. Porque serve a um órgão que é estratégico para o processo de desenvolvimento do estado do Rio Grande do Norte. Assim como vocês, guardo a utopia para a qual vamos lutar eternamente, que é um estado que passa pelo tripé — ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo”, disse a governadora, professora Fátima Bezerra.

O Idema é um órgão da administração indireta, vinculado à Secretaria de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente (Semarh), e lida com importantes questões ambientais e de desenvolvimento sustentável do estado. Tem poder fiscalizador e de promoções ambientais, e trabalha pela conservação da biodiversidade do estado – da Mata Atlântica e da Caatinga. Cuida dos licenciamentos, dos parques estaduais, das reservas sustentáveis e do controle ambiental, realizando o acompanhamento de atividades que possam causar degradação ao meio ambiente. As licenças certificam empreendimentos viáveis ambientalmente. Somente em 2020, o órgão emitiu 3.303 licenças ambientais, contribuindo para  o desenvolvimento econômico.