Festa de rua com cerca de 200 pessoas é interditada na Zona Leste de Natal

O primeiro dia da Operação Conjunta de Carnaval entre a Prefeitura e Governo do Estado resultou na interdição total de um evento de rua com aglomeração de cerca de 200 pessoas, na noite dessa sexta-feira (12), no bairro das Rocas, zona Leste de Natal.

As equipes de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foram acionadas por meio de denúncia para fazer cumprir o Decreto Municipal nº 12.135/2020, que determina as normas de combate ao coronavírus. 

De acordo com informações do supervisor de fiscalização da Semurb de plantão na noite de ontem (12) e madrugada de hoje (13), Felipe Oliveira, “após a denúncia as equipes se deslocaram até o local, onde fato foi confirmado. Cerca de 200 pessoas estavam bloqueando a Rua Vereador Cauby Barroca, com mesas e cadeiras.

Além disso, muitas pessoas sem máscara e também a presença de uma banda de marchinhas. Inclusive, havia dois banheiros químicos”, relata.  A festa estava sendo organizada por um espetinho e a força policial atuou na dispersão do público.

Durante os dias de Carnaval, o prédio da Semurb funcionará centralizando o atendimento às denúncias de aglomeração de rua e também em estabelecimentos comerciais. As equipes de fiscalização da pasta e de outras secretarias municipais vão atuar junto com o efetivo policial da cidade, Guarda Municipal e Policia Militar, para atender as ocorrências de festas públicas ou em área de privada de acesso público, e também quanto ao uso de paredões de som, proibidos por lei em Natal.

A operação integrada da Prefeitura com Governo do Estado conta também com a participação de efetivo das secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Saúde (SMS) por meio da Vigilância Sanitária,  Urbana e PROCON.  Além da Defesa Social (Semdes) e sua Guarda Municipal (GMN), que para cada dia do Carnaval vai disponibilizar cerca de 100 agentes somente atuando diretamente nas equipes de fiscalização.

Ainda segundo Oliveira, a ronda percorreu alguns bairros da região, inclusive o famoso Largo do Atheneu, ponto de encontro nos Carnavais  para verificar a existência de aglomerações, mas estava tudo em ordem no local. “No caminho, identificamos mais duas situações de menor potencial, que demandavam uma ação da Semurb. Uma delas,  atividade comercial do tipo bar sem a licença de operação e descumprindo decreto sobre uso da calçada e área pública, que teve sua  interdição parcial. Além de três bares flagrados usando a via pública com mesas e cadeiras, que vão receber notificação ainda neste sábado (13)”, finaliza o supervisor da Semurb.

Qualquer ocorrência visualizada pela população no período carnavalesco pode ser informada diretamente ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo número 190. 

Fonte: Portal Grande Ponto