Em ranking da CGU, a Maternidade Escola Januário Cicco está entre as 10 instituições mais elogiadas do Brasil no ano de 2020

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, se mantém no topo das instituições federais mais elogiadas do Brasil. O ranking foi divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU) com as instituições federais que mais receberam elogios no ano de 2020.

“Esse resultado nos coloca numa posição de destaque e nos conforta diante de tantos desafios que tivemos com a pandemia, ser uma maternidade de alto risco e ainda mais de referência a Covid no nosso estado, mostra o grau de seriedade, evolução e profissionalismo da nossa equipe”, comenta o superintendente da MEJC, Luiz Murillo Lopes de Britto.

A Rede Ebserh, formada por administração central e 40 hospitais universitários federais, registrou quase a metade de todos os elogios recebidos pelas instituições do Poder Executivo Federal. Os 237 órgãos do Governo Federal cadastrados na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.br), sistema desenvolvido pela CGU, registraram 8.235 manifestações positivas, sendo 3.595 voltadas a alguma unidade da Rede Ebserh, o que corresponde a 43,65% do total. Outro dado importante é que, entre as 10 instituições mais elogiadas, quatro são unidades ligadas à Ebserh/MEC.

O usuário ou colaborador realiza sua manifestação na plataforma Fala.BR, que são consolidadas e disponibilizadas no “Painel Resolveu?”. Essa ferramenta reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema e-Ouv. A aplicação permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Criado pelo Ministério da Transparência e Controladoria (CGU), o “Painel Resolveu” tem por objetivo dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.

Segundo a psicóloga e ouvidora substituta da MEJC, Caroline Lemos, o registro do elogio pelo cidadão é um importante instrumento para o aprimoramento da gestão. “É uma demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido”, afirma.

“O atendimento ao cidadão é a atividade da maior importância para o trabalho das ouvidorias”, completa.

Em números absolutos, a instituição do Governo Federal mais elogiada foi a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) seguida do Ministério da Educação (ME) e do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian – HUMAP (NHU/HUFMS).