Doses da vacina CoronaVac são distribuídas aos municípios do RN nesta segunda

O novo lote da CoronaVac, que chegou no domngo (7) ao Rio Grande do Norte, começa a ser distribuído aos municípios potiguares nesta segunda-feira (8).

As 46.800 doses da vacina contra a covid-19 foram levadas para a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), em Natal, de onde partem para as regionais de Saúde e a região metropolitana. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a entrega das vacinas aos municípios segue os planos anteriores. O transporte dos imunizantes até as Unidades Regionais de Saúde Pública é realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo a nota técnica divulgada pela Sesap, o quantitativo de doses encaminhado aos municípios foi calculado com base na estimativa populacional, considerando uma distribuição proporcional. Natal é a cidade que receberá a maior quantidade referente à primeira dose (5.250), seguida de Mossoró (1.470) e Parnamirim (900). 

Os imunizantes recebidos pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vão atender os idosos do RN, começando pelos acamados e os que estão acima dos 90 anos. Na sequência serão imunizados os idosos com mais de 85 anos, a partir da organização de cada município. A escolha desses grupos prioritários para vacinação, segundo o Estado, se deu conforme a disponibilidade das doses da vacina por parte do Ministério da Saúde. 

Veja o cronograma:

Cronograma divulgado em Nota Técnica da Sesap | Foto: Reprodução

Segunda dose

A partir desta segunda-feira (8), a Sesap também vai distribuir o estoque para aplicação da segunda dose da CoronaVac para os potiguares atendidos com o primeiro lote de vacinas.  

A vacinação deste público, que se refere principalmente aos profissionais de saúde, deverá ocorrer em até duas etapas: de 10 a 17 de fevereiro e de 15 a 19 de fevereiro, devendo ser respeitado o intervalo de 21 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose. Rio Grande do NorteSecretaria de Estado da Saúde Pública – Sesap/RNCoronavírusPandemiavacina contra covid-19