Dia internacional do farmacêutico é homenageado pela Assembleia Legislativa

Por proposição do deputado Kleber Rodrigues (Avante), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado no dia 25 de setembro. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (02) no plenário da Casa e contou com a participação de representantes da categoria e demais profissionais da área da saúde.

Como propositor da homenagem, o deputado Kleber Rodrigues explicou que, além de valorizar o seguimento, a homenagem aos farmacêuticos é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelos profissionais à sociedade potiguar.

 “O trabalho do farmacêutico é de extrema responsabilidade por atuar diretamente com a vida do cidadão. Afinal, a saúde é o seu foco, seja atendendo diretamente às pessoas no balcão de uma farmácia, nos hospitais, desenvolvendo uma nova fórmula de medicamento ou promovendo pesquisas. São muitas as atribuições, mas sempre com o foco na saúde e, consequentemente, na própria vida. Saudar os farmacêuticos é importante por ser uma categoria que, enfrenta um trabalho desafiador pelas adversidades próprias do mercado e pela busca incessante do conhecimento,” explicou Kleber Rodrigues.

Representando o Conselho Regional de Farmácia, o presidente do Conselho, Sales Araújo Guedes concedeu a palavra à homenageada, Maria Célia Ribeiro Dantas de Aguiar, que agradeceu a propositura em nome da categoria e destacou que o trabalho do profissional vai muito além da atuação como farmacêutico.

“Ser farmacêutico é algo que vai muito além da atuação que se imagina, é um trabalho relacionado com a saúde e qualidade de vida das pessoas. Por isso, esse momento é importante para promover o trabalho, valorizar e reconhecer os serviços prestados pelo farmacêutico à sociedade. É difícil sintetizar o seu campo de ação por ser complexo e por englobar muitas especialidades. Nesse sentido, a presença do farmacêutico sempre permeou a história da humanidade pelo serviço grandioso que presta a saúde do ser humano”, afirmou Maria Célia. 

De acordo com o Conselho Regional de Farmácia, o Rio Grande do Norte conta com a atuação de mais de 3,2 mil farmacêuticos e alguns trabalhos reconhecidos nacionalmente, como por exemplo, o trabalho desempenhado pela farmacêutica Lenira da Silva Costa condecorada com a medalha de mérito pela academia nacional de farmácia. 

Homenageados

Cleide Barbosa de Macedo
Sales de Araújo Guedes
Francisco Batista Júnior
Getúlio de Freitas Vale
George Antônio de Oliveira
Gileno Cachina Bezerra
Ivonete Batista de Araújo
Júlio Fernandes Maia Neto
Lenira da Silva Costa
Maria Célia Ribeiro Dantas de Aguiar