Demandas apresentadas por movimentos sociais e CNBB ao Consórcio Nordeste convergem com ações do Governo do RN

Movimentos sociais entregaram, nesta sexta-feira (21), carta ao Consórcio Nordeste junto à Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representada pelo presidente Dom José Valdeci. O documento apresenta propostas conjuntas para o enfrentamento da pandemia e seus efeitos, em especial para a população mais pobre.

A carta traz ações de combate à fome, fortalecimento da agricultura familiar e camponesa, estímulo à produção de alimentos, defesa da vacinação em toda a população, retorno às aulas presenciais somente com segurança e combate às violências. O Consórcio vai criar câmaras junto com representações dos movimentos.

Alguns pontos são convergentes com os planos de ação apresentados pelas Câmaras Temáticas da Assistência Social e da Agricultura Familiar, lideradas pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e também com ações do Governo, como é o caso da aquisição e distribuição de cestas básicas, distribuição de sementes crioulas e garantia de assistência técnica a agricultores familiares.