Defesa Civil de Caraúbas emite NOTA quantos aos abalos sísmicos em Caraúbas-RN

A cidade de Caraúbas-RN registrou nas últimas 48h, 11 abalos sísmicos que se localiza em uma região acidentada aproximadamente uns 15 a 16 km de distância da sede da cidade, tendo suas recorrentes incidências na comunidade de Baixa Grande.

Outras comunidades também foram alvos de epicentros destes abalos como Baixa do Correio, P.A. Petrolina, Recanto, Independência e outras áreas ainda não precisas.

Segundo a NOTA da Defesa Civil local, o coordenador Ricardo Adriano, chama a atenção de que a intensidade da magnitude, não leva riscos a danificações prediais de residências e comércios, quando as escalas variam da menor a maior de 0,8 a 2,7 mR (escala sismográfica).

“Muitos destes tremores, nem sentido, consegue ser por nós, porém quando eles superam a marcar do 2,4 a 2,7 graus, causam sustos na população que são pegas de surpresa. Porém basta salientar que para causar danos desastrosos, estes abalos precisariam superar a marca dos 5 a 6 graus na escala e segundo o LABSIS não temos previsibilidade a tanto aqui na cidade de Caraúbas”, disse Ricardo Adriano.

O coordenador ainda salienta de que a Defesa Civil solicitou do prefeito Juninho Alves, que de prontidão já mostrou que irá realizar um trabalho-estudo, com o LABSIS (Laboratório Sismológico da UFRN) na cidade, e que dentre em breve poderá dar uma resposta mais precisa da motivação e de seus exatos epicentros.

A NOTA da Defesa Civil mostra de forma clara de que estes abalos não são novidades no histórico da cidade, pois em conversa com extensionista rural, Saulo Samuel, da EMATER local, que é filho da comunidade de Baixa Grande, um dos locais com recorrentes abalos, já existiam desde os tempos de seus avós, porém acredita-se que a cidade esta montada em uma placa tectônica com pequenas falhas que em minúsculos deslocamentos, liberam energia suficiente para gerar estes estrondos.

Fonte Sociedade ativa