Debater o paradesporto é fundamental para criar políticas públicas, diz Márcia

Deputada Márcia Maia

Deputada Márcia Maia

Dados do IBGE apontam que o Brasil tem hoje mais de 46 milhões de pessoas com deficiência. O assunto foi pauta do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSB) na sessão ordinária desta quarta-feira (23). A deputada falou sobre o paradesporto e convidou a todos para participarem da audiência pública que será realizada nesta quinta-feira (24), às 9h30min, para debater sobre o esporte como ferramenta de inclusão social.

“Temos consciência do poder transformador da atividade e como ela pode promover a reinserção, reabilitação e o próprio resgate da autoestima. Por isso, debater este assunto é fundamental para a promoção de políticas públicas reais, efetivas e em consonância com as necessidades do segmento”, disse a deputada estadual Márcia Maia.

A parlamentar destaca que o evento acontece em meio as grandes conquistas do Rio Grande do Norte no cenário paraolímpico com a participação no Parapanamericano e na mesma semana em que é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A audiência será realizada no auditório da Casa e vai contar com a participação dos deputados estaduais, as organizações representativas do paradesporto, das políticas públicas da pessoa com deficiência, além de representantes do Governo do Estado, Prefeituras e Câmara Municipal do Natal.

Ainda durante o pronunciamento, Márcia Maia cobrou do Governo do Estado a regulamentação do programa Bolsa Atleta, que vai garantir apoio financeiro a atletas e paratletas, em valor a ser estipulado pelo Governo.

“O programa já foi tema de uma audiência pública e vamos continuar cobrando a regulamentação até que a lei seja posta em prática. É preciso que o programa esteja incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA)”, cobrou Márcia Maia.