Covid: Pandemia piora em 32 municípios do RN em uma semana; veja cidades em alerta vermelho

Os números da pandemia da covid-19 pioraram em 32 municípios do Rio Grande do Norte no período de uma semana, entre 25 de maio e 1º de junho. O dado consta no relatório do Indicador Composto, elaborado e divulgado pelo governo estadual.

A 1º Regional de Saúde, com sede em São José de Mipibu, registrou o maior número de municípios com piora, foram oito. Em seguida, aparece a 6ª Região, que é a de Pau dos Ferros, que está sob decreto mais rígido, com seis municípios apresentando piora. As 3ª (João Câmara), 5ª (Santa Cruz) e 8ª (Açu) tiveram quatro municípios com piora, em cada. 

As regiões de Mossoró (2ª) e Caicó (4ª) tiveram avaliação negativa em três cidades, cada. Apenas na 7ª Região, a Metropolitana de Natal, não teve piora na situação da pandemia e os cinco municípios que integram a área de saúde ficaram estáveis. Além disso, 116 municípios ficaram estáveis e apenas 16 apresentaram melhora.

De acordo com o relatório, sete municípios do RN estão em situação vermelha, com a pior avaliação: Japi, Frutuoso Gomes, Itaú, Carnaúba dos Dantas, Itajá, Apodi e São Rafael. Por outro lado, apenas cinco municípios estão em situação verde clara, a melhor na classificação: Coronel Ezequiel, Jardim de Angicos, Pilões, Maxaranguape e Jaçanã.

Veja a evolução do indicador composto entre 27 de abril e 1º de junho:

Lista dos 20 piores municípios

Japi, Frutuoso Gomes, Itaú, Carnaúba dos Dantas, Itajá, Apodi, São Rafael, Jardim de Piranhas, Grossos, Felipe Guerra, São José de Mipibu, Goianinha, Serra Negra do Norte, Carnaubais, São Miguel, Florânia, Porto do Mangue, Brejinho, Lagoa de Pedras e Extremoz.

Lista dos 20 melhores municípios

Coronel Ezequiel, Jardim de Angicos, Pilões, Maxaranguape, Jaçanã, Riachuelo, Baía Formosa, Caiçara do Rio do Vento, Pedro Avelino, Ruy Barbosa, Messias Targino, Riacho de Santana, Caiçara do Norte, Galinhos, Major Sales, Vila Flor, Serra de São Bento, João Câmara, Januário Cicco e São Bento do Trairi