Covid-19: Fila de espera por leitos de UTI no RN é o triplo do número de vagas disponíveis

O Rio Grande do Norte segue nesta sexta-feira com 77 pessoas na lista de espera por uma vaga em leitos de UTI para tratamento da covid-19. No entanto, o número de vagas disponíveis é de apenas 20. Ou seja, menos de um terço do necessário.

Dos 77 pacientes que aguardam leitos, 43 se concentravam na Central de Regulação da Região Metropolitana de Natal, que corresponde às regiões de Saúde de São José de Mipibu, João Câmara, Caicó, Santa Cruz e da própria Metropolitana. As outras 34 pessoas estão na Central de Regulação do Oeste, que corresponde às regiões de Mossoró, Pau dos Ferros e Assú.

Os números constam na plataforma Regula RN, que monitora a situação da rede pública no enfrentamento à covid-19. Ao todo, o RN tem 416 leitos críticos para tratar a doença. Além dos disponíveis, 377 estavam ocupados e 19 estavam bloqueados. O estado conta ainda 449 leitos clínicos. Desse total, 292 estavam ocupados, 32 possuíam algum tipo de limitação e estavam bloqueados e 125 estavam disponíveis.

De acordo com a plataforma, o Rio Grande do Norte tinha 95% dos leitos ocupados. A maior taxa era do Oeste Potiguar, com 100% dos leitos sendo utilizados. No Seridó, a ocupação também chegou aos 100%. A Região Metropolitana de Natal tinha 92% de ocupação.

Em relação aos hospitais, 21 das 26 unidades monitoradas em tempo real estavam com 100% de ocupação: Hospital da LMECC, Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante, Hospital de Campanha de Natal, Hospital Doutor Mariano Coelho, Hospital Manoel Lucas de Miranda, Hospital Maria Alice Fernandes, Hospital Maternidade Belarmina Monte, Hospital Rodolfo Fernandes, Hospital Municipal Aluizio Bezerra, Hospital Regional Alfredo Mesquita, Hospital Regional de João Câmara, Hospital Regional Tarcísio Maia, Hospital Regional Hélio Morais Marinho, Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal, Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, Hospital São Luiz, Hospital Universitário Onofre Lopes e Unidade Maternidade Infantil Integrada de São Paulo do Potengi.