Covid-19: 25 mil pessoas foram vacinadas em uma semana no RN, diz sistema que monitora imunização

Pouco mais de 25 mil pessoas foram vacinadas na primeira semana de imunização contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, segundo os dados oficiais do RN + Vacina – o sistema criado pelo governo do estado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para monitorar a imunização no estado. O número registrado até esta quarta-feira (27) representa pouco mais de 10% do público estimado para a primeira fase de vacinação.

A campanha de imunização começou nos municípios na última quarta-feira (20), após o estado receber o primeiro carregamento de vacinas na madrugada de terça-feira (19) e realizar um início de vacinação simbólico no mesmo dia.

O número total de 25.020 doses aplicadas e registradas até o início da tarde desta quarta-feira (27) na plataforma, representa cerca de 19,4% do total de 128.540 doses de vacinas que chegaram ao estado até agora. O estado recebeu pouco mais de 97 mil doses da Coronavac em dois carregamentos e um lote da vacina de Oxford, com 31,5 mil doses.

  • 25.020 – é o número de doses aplicadas até o início da tarde desta quarta (27) no RN, segundo o RN + Vacina
  • 239.636 – estimativa do total de pessoas que fazem parte do público da Fase 1 de vacinação
  • 128.540 – é o número de doses das vacinas Coronavac e de Oxford que chegaram ao RN até agora

No entanto, apenas metade das doses de Coronavac foram distribuídas aos municípios para primeira aplicação, porque a Secretaria Estadual de Saúde armazena o restante para aplicação da segunda dose. Ambas as vacinas têm duas aplicações por pessoa.

Se considerada toda a população da Fase 1 de vacinação – profissionais de saúde; idosos institucionalizados; idosos com 75 anos ou mais; indígenas e quilombolas – o estado vacinou 10,4% do primeiro público alvo. São 239.636 pessoas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Inicialmente, porém, só estão sendo vacinados profissionais de saúde e idosos que moram em asilos e instituições de longa permanência. A estimativa do estado é que os dois grupos somem cerca de 81,6 mil pessoas. Considerado somente este grupo, a vacinação atingiu cerca de 30% do público, até agora.

G1RN