Corpo de Bombeiros do RN finaliza Campanha Praia Segura com balanço positivo

Inserida no cronograma da Operação Verão 2021, a ‘Campanha Praia Segura’ do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi finalizada no último sábado (16). Com balanço positivo, a Campanha teve como intuito conscientizar e alertar turistas e veranistas sobre acidentes de trânsito, afogamentos e desaparecimentos de crianças nas praias.

Nos dois sábados (09 e 16), o CBMRN registrou mais de 12 mil orientações em todo o Rio Grande do Norte. Com o mesmo propósito, as ações educativas foram divididas em três frentes: Blitz Educativa, Criança a Vista e Turista Legal. Na ocasião, foram distribuídos panfletos com dicas de segurança e pulseiras de identificação para crianças, além de abordagens a turistas em hotéis e pousadas da cidade. Mesmo após o fim da campanha, as atividades preventivas no litoral serão intensificadas.

Para o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do RN, Coronel BM Acioli, a integração no trabalho preventivo realizado entre o Corpo de Bombeiros Militar, Detran-RN, Cruz Vermelha RN, PRF, PMRN, através do CPRE, e SAMU teve saldo positivo. “O primeiro saldo positivo é a medida de proteção à criança. Caso a criança se perca na praia e tiver com a pulseira de identificação, os nossos guarda-vidas conseguem encontrar o responsável. Por isso a importância das nossas ações para a população em meio a esse trabalho em conjunto, somando interagências”, disse.

Outro fator importante que a campanha ressaltou, foi o consumo exagerado de bebidas alcoólicas nas praias. “No nosso material que foi distribuído, informamos a população que não é para beber de forma exagerada, por causa do risco de morte por afogamento. Além disso, se estiver com criança, é atenção redobrada”, completou o oficial do CBMRN.

A Campanha Praia Segura 2021 foi fruto da integração do Corpo de Bombeiros Militar, Cruz Vermelha Filial RN, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar (CPRE), DETRAN-RN, SAMU RN e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), além do apoio do Hospital Rio Grande e Gelo do Bom.

Números da Campanha Praia Segura

  • Panfletos – 4.372
  • Pulseiras – 3.318
  • Pessoas Orientadas – 12.229
  • Veículos Abordados – 1.791