Com alta nos casos de covid-19, Natal estende horário de funcionamento de 10 Unidades Básicas de Saúde

O prefeito Álvaro Dias, anunciou nesta segunda-feira (22) a ampliação no funcionamento de 10 Unidades Básicas de Saúde em Natal, nas quatro regiões administrativas. De acordo com a prefeitura da capital, o foco é atender pessoas com sintomas leves da covid-19, que apresentem tosse, coriza e dor de garganta.

Segundo informou, em coletiva, para esses casos, não haverá necessidade de retirar ficha e uma equipe de profissinais da saúde estará pronta para atender a demanda. Veja todas as unidades com horários específicos e endereços ao fim desta matéria.

Ainda nesta segunda-feira, o prefeito anunciou a abertura de 20 novos leitos críticos para tratamento da doença no Hospital de Campanha, na Via Costeira. O acréscimo dobra a capacidade da unidade hospitalar, que atualmente conta com 20 leitos de UTI.

O secretário municipal de Saúde, George Antunes, que também participou da entrevista coletiva, reforçou a necessidade da população em manter os protocolos sanitários, evitando aglomerações, usando máscara e saindo de casa somente em situações de extrema necessidade.

“Estamos em um momento que precisa de cuidado e colaboração. Não vamos retroceder e para isso é preciso que a sociedade contribua. A Prefeitura vem fazendo um trabalho hercúleo desde o início da pandemia e precisamos que todos façam a sua parte. Vamos agir de forma conjunta para que a gente saia de desse período crítico o mais breve possível”, pontuou.

Além disso, Antunes comentou que a sobrecarga da rede pública municipal de saúde é fruto também da “invasão” de pacientes de outros municípios. Ele informou que entre janeiro e fevereiro mais de 2.000 pacientes de fora de Natal foram atendidos apenas na Unidade de Pronto-Atendimento da Cidade da Esperança. Ao todo, segundo a SMS, mais de 4.000 pessoas oriundas do interior foram atendidas na rede pública de Natal.