Com 86,4% dos leitos ocupados, RN chega a 160 mil casos da covid-19

Foto: Agustin Marcarian/Reuters

O Rio Grande do Norte ultrapassou, neste domingo (21), a marca dos 160 mil casos acumulados da doença. Em um dia, foram registrados 850 novas confirmações para a doença, atingindo o total de 160.671 pessoas infectadas. Esse cenário ocorre quando a taxa geral de ocupação de leitos críticos no estado potiguar está quase 90%. De acordo com o Regula RN, plataforma que monitora a situação dos leitos, o percentual geral de ocupação é, neste domingo, de 86,4%.

Os dados epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) também mostrou um aumento no número de mortes. Em um dia, 10 novos óbitos foram notificados, sendo que oito ocorreram nas últimas 24 horas e os demais em outro momento, mas só foram confirmados agora. Isso elevou para 3.482 o número de pessoas que morreram em decorrência da covid-19. Há ainda 679 mortes em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com o novo coronavírus.

O estado potiguar ainda contabiliza 78.856 casos considerados suspeitos. Ontem (20), a Sesap confirmou, por meio de pesquisa realizada pelo Instituto de Medicina Tropical (IMT), que duas novas variantes da covid-19 já circulam no Rio Grande do Norte. Esse registro coloca o estado em alerta, já que as duas linhagens do SARS-CoV-2 são associadas a possível maior dispersão e transmissibilidade do vírus.

Ainda com relação à ocupação de leitos, há um total de 433 pessoas internadas para tratamento da doença, das quais 228 estão em leitos críticos. Especificando por regiões, esse quantitativo provoca as seguintes taxas de ocupação de UTIs: Metropolitana com 90,5% dos leitos ocupados, Oeste com 81,5% e Seridó com 80%.

Portal da Tropical