CCS disponibiliza telerreabilitação para pacientes de covid-19

Prestar assistência remota para pacientes de covid-19 após alta hospitalar. Essa é a finalidade do serviço de telerreabilitação, que vai atuar avaliando e fornecendo orientações fisioterapêuticas em função do quadro clínico individual desses pacientes. O atendimento é gratuito, e os interessados devem fazer agendamento pelos telefones/WhatsApp (84) 98813 7190; 98182 7551 ou 98806 3286. 

Telerreabilitação Após Covid-19 é um serviço que resulta das atividades de pesquisa e extensão realizadas pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), por meio do Departamento de Fisioterapia (DFST) e com a parceria do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). Todas as consultas são realizadas de forma remota através da plataforma virtual Teleconsulta RN. A iniciativa visa a atender pacientes maiores de 18 anos que ficaram internados em decorrência da covid-19. 

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Tatiana Souza (DFST), a covid-19 é uma doença infecciosa que pode causar, além dos transtornos respiratórios, diversas alterações neuromusculoesqueléticas e até psicológicas. Outro agravante é que a internação em ambiente hospitalar leva à redução do desempenho físico e consequentes alterações neuromusculares e isso se reflete em um quadro de fraqueza muscular generalizada. 

Por isso, mesmo após alta hospitalar, muitos pacientes podem ter sua capacidade funcional e laboral comprometidas, necessitando de avaliação e orientações fisioterapêuticas. Para atender tais casos é que foi criado o Telerreabililtação Após Covid-19. “Esse atendimento é feito por alunos sempre com a supervisão de professores. Os alunos avaliam os pacientes, essas informações são repassadas para o professor/tutor que confere e orienta com relação à conduta a ser tomada em cada caso”, conclui.