Caritas desenvolve projeto com catadores em Ceará-Mirim

Desde 2010, a equipe de Caritas, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no município de Ceará-Mirim, região metropolitana de Natal, vem desenvolvendo um trabalho junto a catadores de materiais recicláveis, em duas comunidades: Nova Descoberta e Vale do Amanhecer. “Nesses anos, temos feito sucessivas tentativas de mobilização e articulação, tendo em vista a criação de uma associação.

O esforço resultou na criação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acamares)”, explica o vice-presidente de Caritas, Iury Gabriel. Segundo ele, uma média de 13 catadores são acompanhados por Caritas.

Agora, a equipe ganhou um apoio para o trabalho: a aprovação do projeto “Em ação comunitária solidária se discute políticas públicas”, no valor de seis mil reais, do Fundo Nacional de Solidariedade, com recursos arrecadados na coleta do domingo de ramos, realizada em todas as dioceses do Brasil. Essa coleta é feita anualmente, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade que, no ano passado, teve como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”.

O projeto, que terá duração de um ano, prevê a articulação das pessoas, nas duas comunidades, que trabalham com materiais recicláveis. A ideia é realizar uma campanha de valorização dos agentes, denominada de Coleta Solidária. De acordo com Iury Gabriel, a Coleta Solidária vai consistir em recolher materiais recicláveis, diretamente nas casas das comunidades, com o apoio dos moradores. “Em vez de descartar no lixo, os moradores irão colaborar, separando, previamente, esses materiais, para que os catadores façam a coleta”, acrescenta.

Os recursos do projeto serão destinados para a aquisição de equipamentos de proteção individual e para a realização de oficinas de artesanato, utilizando o material reciclável.

Arquidiocese de Natal