Aplicação de testes para Covid no RN aumenta oito vezes em outubro

Neste mês de outubro, o Rio Grande do Norte aumentou em oito vezes a capacidade de testagem para a Covid-19. Foram 72.269 testes — entre sorológicos e PCR — até quarta-feira 21, contra os 8.583 exames aplicados no mesmo período de setembro. Ao todo, já foram feitos 253.621 exames para detecção entre os potiguares desde o início da pandemia.

Em outubro, o Rio Grande do Norte contabilizou 58.749 testes do modelo PCR (padrão ouro), que busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase.

O exame é feito no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2. Em todo o Rio Grande do Norte, os exames são aplicados pelo governo estadual, municípios, além de instituições privadas.

Além disso, outros 13.520 testes são do tipo sorológico, que são feitos a partir da segunda semana, quando a quantidade de vírus diminui progressivamente e o indivíduo produz anticorpos contra o vírus, principalmente das classes IgG e IgM.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), entre quarta e quinta, houve o registro de 45 novos casos da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Com isso, até o momento, foram confirmados 79.371 casos. Com relação ao óbitos, houve o registro de duas novas mortes em relação ao boletim do dia anterior. Desta forma, o número de mortes passou a ser de 2.558. Há ainda outras 323 mortes em investigação.

Agora RN