Depressão. Não é fácil para Edson. Depois de ter sido o semideus Pelé

“Ele está bastante fragilizado em relação à mobilidade. Fez o transplante do quadril e não realizou a reabilitação adequada, ideal. Então, ele está com esse problema, que acaba acarretando uma certa depressão. Imagina, ele é o rei, sempre foi uma figura tão imponente e hoje ele não consegue mais andar direito. Ele fica muito acanhado, muito constrangido. Não quer sair, se expor, estar na rua. Fazer praticamente nada que tenha que sair de casa. Está muito acanhado, recluso. Depressão, acanhado, constrangido, recluso.”

Palavras que Edinho escolheu para definir o pai, Pelé, e sua atual situação, aos 79 anos. Suas definições repercutiram pelo mundo. O melhor jogador de todos os tempos ‘em depressão’. Recolhido em uma cadeira de rodas. Longe de todos.

Edinho ficou assustado. Geralmente, os filhos não têm noção real da importância do que representam. Quando percebeu o que havia feito, ele tentou voltou atrás. E falou ontem que foi ‘alfabetizado em inglês’, daí ter usado palavras fortes demais. Só que, evidente, as frases foram significativas demais. Óbvio que a segunda entrevista de Edinho não foi levada em consideração.

A assessoria de imprensa de Pelé tratou de divulgar uma nota oficial. Para tentar amenizar o constrangimento. “Obrigado por suas orações e preocupações. Eu estou bem. Estou completando 80 anos este ano. Eu tenho meus dias bons e maus. Isso é normal para pessoas da minha idade. Não tenho medo, sou determinado, sou confiante no que faço.”

“Na semana passada, tive a honra de me encontrar com o presidente da CBF no estúdio em que eu estava gravando meu documentário. Eu tive duas sessões de fotos no mês passado para campanhas que utilizam a minha imagem e testemunho. Tenho vários eventos futuros agendados. Eu não evito cumprir compromissos da minha sempre movimentada agenda. Continuo aceitando minhas limitações físicas da melhor maneira possível, mas pretendo manter a bola rolando. Deus abençoes todos vocês”.

A ‘nota oficial’ confirma o que todos sabem. A imagem de Pelé continua valiosíssima.

E muito explorada. Quanto ao seu estado físico, ele segue preso, a maior parte do tempo, à uma cadeira de rodas. Pessoas que foram muito próximas de Pelé sabem. Ele sempre se orgulhou do físico privilegiado com que nasceu.

Misturava explosão muscular, velocidade, força, impulsão. Foi o atleta perfeito para jogar futebol. Acrescido de um talento espetacular. Casou três vezes. Teve inúmeras namoradas.

Inclusive Xuxa que, por coincidência, revelou essa semana como era seu namoro com Pelé.

“Na minha primeira relação, que foi com o Pelé, eu era traída de cabo a rabo. Muito, mas muito. A ponto de olhar pra ele e uma vez ele estar com batom na boca vermelho e eu não estava de batom. Pra ele era normal.”

Do R7