UFRN – Universidade é reconhecida por implementar ações de governança e estreitar laços com a sociedade

A Administração Pública Federal tem buscado promover a integridade pública como forma sustentável de combater a corrupção, com vistas a restaurar a confiança dos cidadãos nas instituições e prestar serviços públicos com mais qualidade, transparência e eficiência.

Antenada com essas premissas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma das Instituições Federais de Ensino Superior de destaque no país na implementação de canais de integridade pública com a sociedade. Mesmo antes de ser recomendada a criação de instrumentos para tornar a gestão mais transparente e estreitar os laços com a sociedade, a Instituição já investia em mecanismos para priorizar o relacionamento com a população.

Para estimular essa prática, a UFRN em 2018 criou um Plano de Integridade, que traz instrumentos legais e estruturas de gestão da integridade atuantes na Universidade. No mesmo ano, a UFRN institui o Comitê de Integridade, responsável pela gestão do Plano de Integridade, com a finalidade de acompanhar as medidas institucionais destinadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança. 

E em 2019, foi a vez da criação da Secretaria de Governança Institucional (SGI), um setor próprio responsável pela avaliação, direcionamento e monitoramento da gestão. Entre as suas competências, destaca-se o assessoramento aos gestores, o monitoramento das ações de governança da instituição, a proposta e revisão dos seus atos normativos, a coordenação das atividades relacionadas à integridade, bem como a promoção da transparência e da accountability (responsabilização, fiscalização e controle social). A SGI é a Unidade Gestora de Integridade (UGI) na UFRN.

Contudo, antes mesmo dessas ações, a Instituição já havia criado outros mecanismos voltados para atuar na integridade pública, como instâncias de apoio à governança na UFRN, que são a Auditoria Interna, Ouvidoria, Comissão de Ética e Unidade de Correição. “A UFRN sempre teve a preocupação com valores e ética na prestação do serviço público. Procuramos desenvolver ações e boas práticas que levam à prestação de contas, resultados esperados que sejam oferecidos a sociedade, com foco voltado para as pessoas”, destaca o secretário de Governança Institucional, Severino Cesário Lima.