UFRN inicia consulta do novo Plano de Desenvolvimento Institucional

A proposta do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do período de 2020 a 2029, foi disponibilizada para consulta da comunidade universitária. Com o intuito de aprimorar o material que define os rumos da instituição para a próxima década, a Comissão de Elaboração do PDI está recebendo sugestões por meio de um formulário eletrônico.

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento que define a missão da universidade, a política pedagógica da instituição e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. A nova proposta do Plano teve início com a avaliação técnica do PDI 2010-2019, que foi realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e resultou em um diagnóstico das condições de desenvolvimento institucional da UFRN.

Com tópicos sobre os objetivos, perfil e histórico institucional, a minuta do PDI 2020-2029 aborda ainda a responsabilidade social, inserção da universidade, metas, monitoramento e avaliação, entre outros assuntos. “A construção da minuta do Plano é resultado de um processo sistemático e participativo que contemplou a realização de reuniões específicas (aproximadamente 200 reuniões) para colher sugestões e propostas junto aos gestores da administração central e equipes técnicas, ex-reitores, docentes com experiência em avaliação institucional, pesquisadores, e ex-gestores e professores aposentados”, conta o presidente da Comissão de Elaboração do PDI e pró-reitor de Planejamento (Proplan), Josué Vitor.

O documento foi apresentado aos diretores de Centro, Institutos e Unidades Acadêmicas nessa quinta-feira, 9 de setembro, e agora está aberto para consulta e sugestões da comunidade universitária, mas ainda passará por audiência pública com representantes da sociedade e, por fim, será apreciado pelo Conselho Universitário (Consuni). Clique aqui para ter acesso à minuta do PDI 20-29 e contribua com sugestões no Formulário Eletrônico.