UFRN e Fiern firmam convênio de cooperação

A UFRN, através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), está concluindo  Acordo e Cooperação para a primeira ação na parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), dentro do programa Mais RN. O acordo de cooperação visa promover ações para a efetivação do desenvolvimento socioeconômico regional do Rio Grande do Norte, com foco, nessa etapa, na área de Petróleo e Gás. 

A formalização da cooperação entre a Proex e a Fiern, através do Mais RN, tem o intuito do intercâmbio de informação, construção de planejamento conjunto e mapeamento de demandas externas, que podem ser ofertadas pela Universidade. É a chamada “tríplice hélice”, que envolve universidade, iniciativa privada e governo.  

Através dessa primeira ação, a Proex poderá direcionar, após discussão das demandas do setor, os projetos desenvolvidos pela UFRN, na área de Petróleo e Gás, de forma a colaborar com ações que proporcionem o desenvolvimento regional. A Proex será responsável por coordenar a parceria entre a Universidade e a Fiern, dando os encaminhamentos necessários. 

O Mais RN é o Plano de Desenvolvimento Econômico Potiguar, elaborado pelo Fiern. Neste documento estão mapeadas oportunidades de negócios, vocações regionais, áreas estratégicas, reformas administrativas, entre outras ações, para se alcançar, no horizonte de 20 anos (2015- 2035), o salto qualitativo no crescimento do Rio Grande do Norte. 

O plano contempla vários segmentos econômicos. De acordo com o Pró-reitor de Extensão, Graco Aurélio de Melo Viana, toda a UFRN será envolvida, uma vez que a Universidade desenvolve projetos em todas as áreas demandadas pelo Mais RN.