Titular da Educação se diz preocupado com índices de evasão escolar no RN

Getúlio Marques, titular da Secretaria de Educação do RN (Foto: José Aldenir)

T

Com R$ 1,4 bilhão de orçamento para 2019 e apenas R$ 30 milhões para investimentos, já que o restante dos recursos está direcionado para custeio, o secretário estadual da Educação do RN, Getúlio Marques, ainda espera cumprir com a negociação salarial dos professores da rede estadual, que pleiteiam um reajuste de 4,17%.

Em entrevista ao programa Agora em Debate, da Rádio Agora 97,9 FM, o professor aposentado pelo Instituto Federal do RN (IFRN) e idealizador do programa de expansão da educação tecnológica instituído ainda no governo Lula, afirmou que é possível manter um bom relacionamento com a categoria, apesar de estar agora do outro lado do balcão.

Uma das preocupações de Getúlio Marques neste momento é evasão escolar, que, segundo ele, exigirá investimentos físicos na rede estadual, hoje antagonizada por escolas com muitos alunos contra estabelecimentos recheados de carteiras vagas. “Precisamos tornar nossas escolas mais atrativas num ambiente onde 30% delas não tem sequer uma biblioteca ou sala de leitura”, afirmou.

Esperançoso que recursos novos ainda saiam do governo federal, Marques lembrou da trajetória da governadora Fátima Bezerra como deputado federal e senadora para afirmar que “ela nunca olhou partidos políticos para debater questões de interesse comum da Educação”.

Por fim, o secretário lembrou que há muito a se fazer de agora até o início do ano letivo, que começa em 14 de fevereiro, com os meios e recursos disponíveis e acredita num diálogo construtivo com os servidores da Educação para vencer os desafios.

Do Agora RN