Reitor pro tempore do IFRN se reúne com ministro do Desenvolvimento Regional

Como parte de sua agenda na cidade de Brasília, o professor Josué de Oliveira Moreira, reitor pro tempore do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, foi recebido pelo ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho. No encontro, Josué deixou clara a disponibilidade da instituição em auxiliar nos arranjos produtivos locais visando a integração e o desenvolvimento das cadeias produtivas do Semiárido nordestino. o reitor pro tempore viaja acompanhado do professor José Ribeiro de Souza Filho, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN.

Na oportunidade, o Ministro falou sobre os esforços para captação de recursos, concessões e parcerias público-privadas para estimular a economia regional e salientou a importância do IFRN nessa etapa, que busca diminuir desigualdades, gerar empregos e sobretudo estimular a economia dos diversos municípios do Rio Grande do Norte. O professor Aldo Dantas, assessor do ministro, esteve presente à reunião.

Rota do Cordeiro

No encontro, os gestores trataram mais especificamente da ovinocaprinocultura. “O IFRN tem todas as ferramentas para se tornar um grande parceiro na construção desses arranjos. A proposta que será construída a partir dessa visita deverá implementar projetos que se somem à Rota do Cordeiro. Podemos oferecer uma diversidade enorme, como apoio e capacitação a produtores rurais locais em questões como criação e abate desses animais, sempre dando ênfase à forma humanizada de tratamento, atendendo exigências higiênico-sanitárias”, disse Josué.

Parte do Programa Rotas de Integração Nacional, criado em 2011, o Projeto Rota do Cordeiro é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) voltada a Caprinos e Ovinos.

Formulado em 2018, seu objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste, compreendendo todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio, o beneficiamento da carne, a culinária e gastronomia. “Ao longo da consolidação do programa, as comunidades participantes formarão áreas de excelência na produção de carne ovina e caprina, que poderão ser visitadas a partir de um roteiro em sequência, onde se encontrarão produtos típicos da região, preparados com essas carnes, a carne in natura embalada e conservada adequadamente, festivais gastronômicos e turismo local. Esse roteiro é a personificação da Rota do Cordeiro”, diz a ementa do projeto.