Professores da rede estadual ignoram sindicato e comparecem em 1º dia de volta ao trabalho presencial

Após um ano e quatro meses de suspensão das atividades presenciais, as escolas da rede estadual de ensino reabriram nesta segunda-feira (19) no Rio Grande do Norte. Até a próxima sexta-feira (23), as unidades de ensino vão receber professores e demais trabalhadores da educação para planejar a retomada ao ensino presencial – que está previsto para segunda-feira (26).

No primeiro dia da retomada, os educadores compareceram em massa às escolas. Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seec), não há um levantamento oficial sobre a taxa de comparecimento ou ausência, mas é possível afirmar que a grande maioria dos educadores foi às unidades de ensino, ignorando a recomendação do sindicato da categoria (o Sinte), que é contra a volta às aulas neste momento.

O secretário estadual de Educação, Getúlio Marques Ferreira, acompanhou de perto a volta das atividades presenciais. Ele visitou o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire, em Petrópolis, na Zona Leste de Natal. Todos os professores da unidade voltaram a trabalhar nesta segunda-feira. A secretaria afirma que o dia foi “calmo” na rede estadual de ensino.

A volta dos professores às salas de aula contraria a orientação do Sinte. Em assembleia na semana passada, o sindicato decidiu que só é seguro retornar às escolas após todos os trabalhadores receberem as duas doses de vacina contra a Covid-19.

Também na semana passada, o secretário Getúlio Marques afirmou que, caso o sindicato seja irredutível, está disposto a tomar “providências legais” para garantir o retorno dos professores ao trabalho. “É o momento agora, numa situação muito mais confortável, de a gente dar esse retorno. É um apelo, mas compreendendo, respeitando, não concordando e caso a maioria dos professores entenda que não é hora de voltar nós vamos, como secretário, tomar as providências legais”, disse Getúlio Marques na entrevista.

Como será a retomada

A primeira semana da volta ao trabalho presencial será dedicada ao planejamento e revisão de documentos. Na próxima segunda-feira, volta o ensino presencial.

As aulas deverão ser retomadas com um terço dos alunos nas aulas presenciais. No caso de uma turma com 30 estudantes, por exemplo, as escolas poderão se organizar para que um grupo de 10 alunos tenha aula presencial a cada semana.

“Dia 26 teremos as primeiras turmas de alunos, com os alunos do ensino fundamental dos anos iniciais, de 1º a 5º ano, e da 3ª série do ensino médio. E a cada 14 dias nós vamos acrescentando outros grupos – 6º e 7º série e alunos da 2ª série do ensino médio. E 14 dias depois, 8º e 9º ano e 1ª série do ensino médio”, afirmou Getúlio Marques.

Fonte: 98 FM Natal