Prefeitura reestrutura e dá novo impulso à educação pública em Natal

 

Desde 2013, fardamento voltou a ser distribuído com regularidade para todos os alunos das escolas mantidas pela Prefeitura (Foto: Marco Polo)

Ações resultaram na construção de 13 novas escolas. Também foram reabertas mais de 2.000 vagas na rede municipal de ensino.

A educação pública foi uma das áreas que mais sofreu em Natal em anos recentes. No caso mais grave, em 2012, as escolas da rede pública municipal chegaram a encerrar o ano letivo antes do período. Outros problemas foram a interrupção na distribuição do fardamento em alguns períodos, a irregularidade na oferta de merenda escolar e o atraso de salários para professores e funcionários terceirizados. Para reverter esse quadro, a atual gestão da Prefeitura assumiu em 2013 priorizando o reestabelecimento da rede pública de ensino. Os resultados não demoraram a aparecer.

Os débitos com os professores e funcionários foram quitados, as escolas foram reformadas com a ajuda da sociedade civil organizada, a merenda voltou à mesa dos alunos e, no segundo ano de administração, o fardamento voltou a ser distribuído. As conquistas não pararam por aí. Em dois anos e meio de gestão, foram inauguradas 13 novas unidades de ensino, entre Escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Foram criadas mais 2.020 novas vagas na rede. Entre investimentos em construção, reforma, ampliação, aparelhamento e manutenção das escolas, já foram investidos mais de R$ 50 milhões.

As escolas ganharam lousas digitais, os alunos, além do fardamento completo com camisa, calça e short, ganharam o calçado padrão, a merenda escolar foi regularizada e sua oferta, ampliada. Os computadores dos laboratórios de informática foram substituídos por novas máquinas, novos acervos bibliográficos foram adquiridos e os materiais pedagógicos foram renovados.

As perspectivas para os próximos anos são ainda melhores. Dois novos CMEIs estão em construção — um no Planalto e outro no bairro Potengi — e devem ser entregues no mês de setembro. Outros três Centros de Educação Infantil estão em fase final de licitação e ainda outros 12 aguardam a aprovação do Ministério da Educação para iniciar os trâmites licitatórios.

Os projetos de urbanização integrada dos Guarapes, de Lagoa Azul e de Nossa Senhora da Apresentação preveem a construção de um CMEI e um escola em cada bairro. No ensino fundamental, a realidade também é de otimismo com a construção de duas escolas: a Ivonete Maciel, na Cidade da Esperança, e a Tereza Satizucki, no Planalto, que será a primeira escola de tempo integral do Município. Serão mais 4.800 novas vagas na rede pública municipal de ensino.

O objetivo de tantos investimentos em Educação é universalizar o ensino de educação infantil em todo o território da capital potiguar. O prefeito Carlos Eduardo disse que pretende atingir esse objetivo até o fim do seu mandato: “Estamos caminhando a passos largos para atingir essa meta que vai significar um ganho importante para os estudantes de Natal”.

Abertura de 13 escolas em dois anos e meio de gestão resultou em mais de 2.000 novas vagas’ (Foto: Marco Polo)