LAIS/UFRN abre 100 vagas para pesquisadores na área de tecnologia da informação

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da UFRN, anunciou nesta quarta-feira (21) que vai abrir um edital com 100 vagas para pesquisadores em desenvolvimento na área de vigilância em saúde e saúde 4.0 no SUS.

As vagas são direcionadas para alunos de graduação, na área de Tecnologia da Informação, que atuarão no desenvolvimento de novos sistemas e soluções direcionadas para a saúde.

Os selecionados atuarão nas seguintes subáreas: Sistemas para Saúde: Perfil Back-end (Python/Django); Perfil Back-end (PHP/Laravel); Perfil Front-end; Sistemas para Saúde: Perfil UX/UI; Perfil Mobile (React Native); Sistemas embarcados e Biossensores; Ciência de Dados: Perfil Big Data; Sistemas Inteligentes aplicado a Saúde: Perfil Machine Learning; Perfil Processamento de Linguagem Natural (NLP); Ciência de dados aplicado a Saúde: Perfil Data Engineering; Redes de dados em Saúde: Perfil Interoperabilidade e NoSQL , e Perfil Blockchain.

Segundo o Laboratório, o edital será lançado em breve e terá as regras para a seleção e outros detalhes. Os selecionados passarão a compor o quadro de pesquisadores do LAIS, que hoje conta com cientistas das áreas da saúde, engenharias, comunicação e tecnologia.

O LAIS tem a inovação tecnológica em saúde como principal instrumento para a resolução de problemas enfrentados pela área em questão no Brasil e contou com mais de 400 pesquisadores atuando na construção dessas soluções ao longo dos seus mais de 10 anos.

Durante a pandemia, o Laboratório tem atuado em parceria com o Poder Público na construção e análise de dados dos índices da Covid em todo o estado.

Para o diretor executivo do laboratório, professor Ricardo Valentim, o LAIS é um agente transdisciplinar de transformação social e o maior ativo do laboratório, não são as tecnologias, porque as tecnologias, diz, vão ser superadas pelos seres humanos, que vão desenvolver novas tecnologias e benefícios sociais.

“A nossa maior conquista é o desenvolvimento de pessoas, dos nossos alunos, dos nossos estudantes de graduação, de pós-graduação e também dos nossos pesquisadores e de toda a sociedade. É isso, essa é a nossa missão”, disse o diretor executivo do LAIS.

G1 RN