IFRN promove eventos em novembro que irão discutir direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade na Educação Profissional

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte é uma das instituições que organiza a II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade, convidando pesquisadorxs, estudantes, técnicos, membros de movimentos sociais e demais interessados a sentir e pensar os “Corpos Interseccionais em luto e em luta”.

Os eventos ocorrerão concomitantemente nos dias 19 e 20 de novembro de 2020, inteiramente on-line, gratuitos, acessíveis em LIBRAS e com certificação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 15 de outubro pelo site do evento (inserir o link: https://doity.com.br/ii-jornada-norte-nordeste-de-genero-e-sexualidade-na-educacao-profissional-ii-coloquio-marielle-fran).

Além de ouvintes, os participantes também podem submeter resumos até 15 de outubro relacionados a um dos seis Simpósios Temáticos que ocorrerão nos eventos, por meio de formulário eletrônico (inserir link: https://forms.gle/WggBo5RUHf367fd69).

Além do IFRN, os eventos contam na organização com a parceria dos Institutos Federais do Pará (IFPA), de Pernambuco (IFPE) e da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), e ainda com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPA) e em Educação (PPGEd/UFRN). Segundo o prof. Avelino de Lima Neto (IFRN), um dos organizadores do evento, “as parcerias interinstitucionais são essenciais não somente para a investigação em curso, já que nos campi desses IF serão realizadas entrevistas com os participantes da pesquisa”.

Mais que isso, o docente afirma que o evento “materializa os primeiros passos, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, da formação de uma rede nacional de investigadores voltados às questões de gênero, sexualidade e diversidade. Assim, o evento também é um momento de congregar esforços para criar ferramentas pedagógicas inovadoras com vistas à formação humana integral defendida pela Educação Profissional”.

A primeira edição da Jornada aconteceu em novembro de 2019, no Campus Belém do Instituto Federal do Pará, e teve como tema “Potências do corpo e mal-estar contemporâneo na Educação Profissional”. Sob a coordenação da professora Natália Cavalcanti (IFPA/ProfEPT), o evento contou com a colaboração de outros pesquisadores e estudantes do Grupos de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Política (Gicep).