IFRN: O NEABI dos Campi João Câmara e Ceará Mirim realizam o evento ABRIL INDÍGENA 2021

Entre os dias19, 20 e 21 de abril de 2021, o NEABI dos Campi de João Câmara e de Ceará Mirim promoverá o evento intitulado ABRIL INDÍGENA, com a temática “Eu existo, eu resisto: indígenas do Rio Grande do Norte para além dos estereótipos”.  

O propósito é discutir a temática indígena no estado potiguar, por meio de debates protagonizados por membros de comunidades indígenas e especialistas, almejando instigar as discussões e fomentar o surgimento de estratégias para ações de resistências e de fortalecimento dos povos indígenas durante a pandemia. Dessa maneira, o evento conta com a colaboração de membros das comunidades indígenas Rio dos Índios e Amarelão, bem como sua programação engloba atividades de exposição oral e momentos culturais.

Nessa direção, no evento, serão discutidas questões a respeito dos povos indígenas do Rio Grande do Norte, seus processos de reconhecimento, aspectos socioculturais, artesanato, educação escolar indígena, memória e identidade, bem como a resistência, a luta pela demarcação de terras e a  saúde dos povos originários, temas que urgem serem discutidos principalmente no atual contexto de crise em decorrência da pandemia de Covid-19.

Nessa perspectiva, o evento também será um momento de reafirmamos que a responsabilidade e o esforço pela luta e pelo reconhecimento dos povos originários devem ser (com) partilhados pelas diversas instituições e membros da sociedade. Por meio de discussões profícuas com temáticas relevantes, acreditamos o evento como espaço para diálogo e escuta dos povos que carecem de visibilidade e reconhecimento de garantia de seus direitos humanitários.

Esta edição, em virtude do contexto pandêmico, será transmitida por meio páginas dos canais do Youtube dos Campi João Câmara e Ceará-Mirim. Toda a programação do evento é gratuita e aberta à comunidade em geral, necessitando realizar  a inscrição via formulário no site do evento. Então, acessem o site, conheçam as ações e venham prestigiar o evento! Confiram a programação!