Servidores do Judiciário Federal realizam passeata nesta terça na capital potiguar

Os servidores do judiciário federal que vem enfrentando uma greve nacional desde 15 de junho, irão fazer uma passeata na manhã desta terça-feira, 21, no entorno do Complexo Judiciário de Natal, em Lagoa Nova. A concentração está prevista para as 8h em frente ao TRT, na avenida Mor Gouveia. Nesta terça-feira termina o prazo para a presidente Dilma Rousseff vetar ou sancionar o PLC 28/2015, que trata de reajuste para os servidores que estão há 10 anos sem aumento.

A greve no Rio Grande do Norte começou no dia 15 de junho, e foi suspensa no dia 2 de julho após o Projeto de Lei ter sido aprovado por unanimidade no Senado. No dia 14 a JFRN retomou a paralisação enquanto que o TRE e TRT estão fazendo greve de 48 horas nesta segunda e terça (20 e 21).

Caso a presidente Dilma vete o PLC por completo como vem declarando à imprensa, os servidores prometem fortalecer a greve pela derrubada no veto pelo Congresso Nacional. As articulações com os parlamentares estão ocorrendo, independente do resultado desta terça.

Os servidores do judiciário federal estão há 10 anos sem reajuste. O último Plano de Carreira foi implantado em 2006 e dizia respeito a perdas referentes até o ano de 2005. A categoria luta apenas pela recomposição salarial prevista pela Constituição Federal.