Rede Solidária pretende confeccionar 200 mil lençóis hospitalares

O projeto-piloto Rede Solidária de Empreendimentos Autogestionários de Confecção do RN, criado pela Subcoordenadoria de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) do Governo do Estado, pretende confeccionar 200 mil unidades de lençóis hospitalares para a rede pública de saúde do Estado ao mesmo tempo em que  promove a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Rio Grande do Norte.

Neste momento de crise com o aumento da pobreza e do desemprego devido à pandemia da Covid-19, o projeto de cooperação entre a Sethas e as secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico  (Sedec) e da Saúde Pública (Sesap) une esforços para a retomada do crescimento com sustentabilidade e solidariedade, aponta a subcoordenadora de Economia Solidária da Sethas, Lidiane Freire.

A Rede Solidária de Empreendimentos Autogestionários de Confecção do RN surge como uma possibilidade, dentre outras do Governo do Estado, para o fortalecimento da atividade econômica através da contratação da Cooperativa de Comercialização Solidária Xique Xique (Cooperxique) para a confecção dos 200 mil lençóis.

A pandemia, além dos efeitos devastadores na saúde com mais de 130 mil óbitos  no Brasil, agravou a situação das vulnerabilidades socioeconômicas da população com a perda do trabalho e da renda.

Nesse contexto, explica Lidiane Freire,  ganham relevância iniciativas socioeconômicas solidárias que possibilitam formas de trabalho associado, de obtenção e melhoria de renda, qualidade de vida com sustentabilidade e justiça social.

A Economia Solidária, define a subcoordenadora da Sethas, tem como valores determinantes a autogestão, a democracia, a cooperação, a solidariedade, o respeito à natureza, a promoção da dignidade e valorização do trabalho de homens e mulheres numa perspectiva do desenvolvimento local sustentável visando a redução da extrema pobreza e a inclusão social da população.